Lemon Curd

[print_link] | [email_link]

Há uns anos atrás provei lemon curd pela primeira vez na Alemanha, uma amiga havia trazido um potinho de uma recente viagem a Londres. Sempre gostei de coisas que envolvem limões sicilianos mas se hoje elas ainda são raras no Brasil, há seis anos atrás eram ainda mais. Voltei pro Brasil com gostinho de quero mais, acontece que nas poucas vezes em que encontrei um pote de lemon curd à venda o produto estava por um preço abusivo e eu me recuso a pagar R$18,00 por um vidro de compota/geléia.

Fui ficando na vontade até encontrar uma receita de lemon curd num livro de receitas de bolo da Williams-Sonoma que eu comprei recentemente, o problema é que para realizá-la eu precisaria de um termômetro de cozinha, coisa  que eu não tenho, aí me desanimei. No dia seguinte dei um pulo na Spicy mas o único termômetro que eles têm é um para carnes, ele até vem com aquele grampinho para prender ao lado da panela, mas fiquei desconfiada e achei melhor não comprar um termômetro de carne para fazer doce. É, no mínimo, contraditório, né? Deixei a ideia meio de lado até chegar em Campinas na sexta-feira e ver que havia uma receita de lemon curd no Forgotten Skills of Cooking que não pedia medição de temperatura. Ueba!

Fiz a receita ontem de tarde e preciso dizer que ela ficou com o mesmo gostinho que eu lembrava. Fiquei tão feliz com o resultado!

Para fazer o seu próprio lemon curd para cafés-da-manhã mais felizes você vai precisar de:

– suco de dois limões sicilianos;

– a casca de ambos ralada;

– 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;

– 4 colheres de sopa de manteiga sem sal;

– 2 ovos e uma gema bem batidos.

Derreta a manteiga no fogo mais brando possível, então adicione as raspas, o suco e o açúcar mexendo bem. Junte os ovos com cuidado e mexa rapidamente – nesse ponto é preciso ter cuidado pois se o ovo não estiver bem batido e você não mexer rápido o suficiente a clara pode cozinhar e aí você fica com pedacitos de ovo cozido no seu lemon curd. Continue mexendo a mistura com uma colher de pau até que ela esteja grossa o suficiente para cobrir as costas da colher, deixe esfriar e depois guarde em um pote esterilizado, conserve em geladeira. Quando o lemon curd esfria ele fica mais espesso.

Lemon curd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Adooooooro coisas com limão! Atualmente então, só de pensar no azedinho, já me dá água na boca.

    Estou no vício do limão… hahahaha.. acho que é o calor!

    bjos

  2. Ângela diz:

    Então experimenta essa, Keyla! É sensacional! =)

  3. Oi Ângela,

    eu fiz lemon curd pra colocar numa barrinha, recentemente, e quase lambi tudo antes de terminar a receita… é de dar água na boca!
    Legal saber que vc é Campinas também (eu moro em Sousas)!
    bj,
    Ana

  4. Ângela diz:

    É muito muito gostoso, né? Hoje tentei fazer uma genoise pra acompanhar e ficou meia-boca… acho que preciso aprimorar a receita ou testar de outra maneira.
    Bjs!

  5. Parece muito gostoso e bem fácil de fazer.
    Bj
    Adri

  6. Curti tanto meu livro Dona Benta que resolvi comprar mais um e fazer um sorteio lá no meu blog. Será que será seu?? hehehehe!!

    bjos

  7. Ângela diz:

    Ui!! Acho que vai ser, hein? É o livro que falta na biblioteca do Manual!! Bjs!

  8. Ângela, vou para Sampa na sexta para passar uma semana. Alguma dica? Beijos!!

  9. Eu tenho um pouco de lemon curd que fiz para uns cupcakes, a receita é bem parecida, só não leva clara de ovos, adoro passar em tudo!!!

    Vou testar essa receita em breve.

Deixe o seu comentário

*

css.php