Uma génoise meia-boca

[print_link] | [email_link]

Inspirada pela produção do meu primeiro potinho de lemon curd decidi que eu PRECISAVA de uma génoise para acompanhá-lo e não sosseguei enquanto não preparei uma. Novamente recorri ao Forgotten Skills of Cooking e achei uma receita que parecia bastante simples, assim quase dummy proof e me meti a fazê-la. Acontece que eu frequentemente me esqueço que não sou boa de bolo e que mais difícil do que arrumar um bom namorado ou um bom cabeleireiro, é arrumar um forno que seja a sua alma gêmea. Eu achei o meu e aí fico achando que posso ter a mesma relação de amor e perfeição com qualquer outro forno que se apresente à minha frente, na-na-ni-na-não… eu e o forno da minha mãe em Campinas não nos entendemos muito e aí acaba que muitas vezes a coisa desanda, o bolo não cresce e dessa vez não foi diferente; minha génoise não ficou fofinha como eu achei que deveria ser, ficou meio massudinha e fina. Um terror, enfim.

Para fazê-la você vai precisar de:

4 ovos;

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;

4 colheres de sopa de manteiga esclarecida (tradução livre e propositalmente piadista) derretida;

Pré-aqueça o forno a 176 graus (forno baixo).

Bata os ovos e o açúcar com um fouet até que eles fiquem leves e fofinhos. Peneire a farinha e a incorpore à massa em três porções, mexendo tão suavemente quanto possível com uma colher de pau. Logo após a última porção ser incorporada junte a manteiga esclarecida pelas beiradas da tigela e mexa delicada e rapidamente. Despeje a massa em uma forma redonda de 22cm já untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno por 35-40 minutos.

O que é a tal da manteiga esclarecida e por que a piadinha? O nome em inglês é clarified butter e o verbo clarify significa esclarecer, então eu precisei fazer a piadinha besta. Essa manteiga não tem nada de especial, é apenas manteiga comum derretida e limpa das impurezas que se soltam no momento em que ela derrete, aquela melequinha branca que fica em cima. Depois que a manteiga já estiver limpa você tira a melequinha com uma colher e já tem sua dose de clarified butter!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php