Bolo de iogurte

[print_link] | [email_link]

Ontem fiz mais um potinho de lemon curd e fiquei na maior gastura de ter um bolinho pra acompanhar. Mas havia dois problemas: na geladeira não tinha leite suficiente pra uma xícara, o que limita muito a escolha de uma receita, e eu não estava naquele espírito pâtissier empreendedor louca pra testar uma receita nova, queria um negócio que eu soubesse que ia dar certo. Foi aí que me lembrei de uma receita do livro de bolos da Williams-Sonoma que eu comprei no ano passado; bolo de iogurte! Fiz em dezembro último, a primeira e única receita desde que comprei a KitchenAid, e ficou macio macio, simplesmente delicioso.

Para repetir em casa você vai precisar de:

– duas xícaras de farinha de trigo;

– 1 colher e meia de sal de fermento;

– 1/4 de colher de chá de sal;

– dois ovos em temperatura ambiente;

– uma xícara de açúcar;

– 1 xícara de iogurte integral (eu usei o que eu mesma fiz e você pode também, ói só);

– 1/2 colher de chá de essência de amêndoas;

– 1/4 de xícara (60g) de manteiga derretida em temperatura ambiente.

Pré-aqueça o forno a 180C e forre o fundo de uma forma redonda de 23cm com papel manteiga, unte as laterais com manteiga.

Peneire a farinha, o fermento e o sal e reserve. Na batedeira misture os ovos e o açúcar até que fique uma mistura homogênea, então acrescente o iogurte e extrato de amêndoas e por fim a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos.

Despeje a massa na forma e alise para que fique igualmente distribuída. Leve ao forno por 30-40 minutos, até que o bolo tenha crescido e esteja douradinho em cima. Só tire-o do forno depois que tiver passado no teste do palito.

O livro recomenda servir com purê de pêssegos, mas como eu não tinha pêssego e queria comer com o lemon curd, ignorei a sugestão e fiz do meu jeito mesmo. Ficou muito gostoso.

Não ficou com cara boa?

* Pros naturebas de plantão, a receita também funciona muito bem com farinha integral. A primeira vez que fiz este bolo foi de integral pois, no melhor espírito Larica Total, era a que tinha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php