um gnocchi pra tirar as teias de aranha

[print_link] | [email_link]

“Oi, meu nome é Ângela e eu trabalho e estudo ao mesmo tempo.”

Agora vocês respondem: Ooooi, Ângela, muito prazer.

Essas últimas semanas foram loucas, eu nem fiquei sem cozinhar nem entrar na internet; foi só uma preguiça muito grande de começar a escrever qualquer texto que fosse. Desculpa, aí. Nesse meio tempo eu fiz manteiga, madeleines e até um bolo de chocolate pro aniversário que fiz pra um amigo. Tá tudo devidamente documentado e eu juro que em breve venho mostrar aqui.

Para tirar as teias de aranha deste estabelecimento resolvi mostrar – apesar da foto sem vergonha tirada pelo computador – o gnocchi que eu fiz pro almoço de hoje. Há um tempo atrás, meu amigo Bruno me falou sobre um site americano chamado Foodwishes, no qual um chefe muito simpático filma e narra as receitas. Eu gosto tanto do jeito como ele explica, o cara é realmente muito simpático. Daí que lá me deparei com uma receita de gnocchi e hoje resolvi que era dia de fazê-la.

Peguei três batatas médias e coloquei por uns 9 minutos em potência alta no microondas, quando você as tira de lá é só abrir e tirar da casca. Em não tendo um microondas, asse-as no forno convencional mesmo, mas vai demorar mais. Aí você vai passá-las por uma peneira bem fina pra não ir nada da casca e facilitar a sua vida. Bata um ovo e jogue por cima da batata já peneirada, ele vai ajudar a dar liga na coisa, você usa um garfo pra misturar. Aos poucos, vá acrescentando farinha até você achar que a coisa está firme o suficiente. No meu caso foi mais ou menos meia xícara. Feito isso, está na hora de moldar seus gnocchi (esse deve ser o plural, né? plural de italiano termina em “I” e eu duvido que alguém coma apenas UM, digressões à parte…): em uma superfície enfarinhada você vai moldar um tijolo com essa massa e dividi-la em quatro partes. Com cada uma das partes você vai fazer uma cobrinha, como as que fazia com massinha no maternal e depois vai cortar essa cobrinha (que deve ter, assim, a espessura de um dedão) em quadradinhos. Faça isso com as quatro partes e depois é só rolar cada quadradinho no verso do garfo. E agora vocês querem saber o porquê disto, certo? É para fazer umas ranhurinhas que farão com que o molho grude mais na massa.

Depois disso tudo o seu gnocchi já está pronto e é hora de colocá-lo para cozinhar em água fervente com sal. Niqui você coloca os quadradinhos eles já começam a subir pra superfície de água, aí você conta 14 segundos e tira-os de dentro da panela com uma escumadeira e coloca direto na panela do molho, que estará quente, para ele terminar de cozinhar.

No site tem a receita com o vídeo, caso maiores esclarecimentos se façam necessários.

A foto meio sem vergonha tirada com a câmera do computador. Mas dá pra ver como eles ficaram bonitinhos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Hahahaha, adorei o tom! Faltou só se despedir assim com “protestos de elevada estima a consideração”. 🙂

  2. Agora vocês respondem: Ooooi, Ângela, muito prazer.

Deixe o seu comentário

*

css.php