Sopa vietnamita

[print_link] | [email_link]

Em janeiro estive no Vietnam e ao contrário da maioria das pessoas, não quis ir visitar os túneis em Cu Chi. Eu estava de férias e achei que não tinha clima pra ver os túneis nos quais os vietnamitas se escondiam durante a guerra contra os Estados Unidos; aí resolvi fazer um curso de culinária em Saigon, o que foi uma ótima pedida. De tudo que eu aprendi a fazer lá, o que eu mais gostei foi de uma sopa de tomates com ovo que, tchanans, foi criada durante a época da guerra. Eles precisavam de uma comida que tivesse “sustança”, fosse preparada rapidamente e sem fazer muita fumaça para que os esconderijos não fossem identificados. É ridiculamente simples e deliciosa, boa pra esse frio que tem feito em São Paulo.

Na terça eu fui à feira e voltei com um monte de tomate pra casa, eles estavam tão bonitos, e na verdade até tinha outros planos pra eles mas aí esfriou… Então quinta eu convidei o Cláudio pra vir jantar em casa e comemos a famigerada sopa vietnamita. Para fazê-la você vai precisar de:

Para cada um tomate,

200ml de caldo de galinha,

caldo de galinha esfarelado (uma pitada),

cebolinha picada (uns 30g, o que dá um raminho),

um ovo ligeiramente batido,

uma colher de sopa de óleo vegetal (eu usei canola),

uma colher de sopa de açúcar.

Você vai esquentar o óleo e colocar a parte branca da cebolinha junto com o tomate, o açúcar e o caldo de galinha esfarelado pra dar uma fritada. Fritou? Junta o caldo de galinha líquido. Quando ferver é hora de adicionar o ovo, mexer até que ele cozinhe – o que deve demorar uns 2 minutos no máximo – e desligar o fogo. Na hora de servir, coloque a parte verde da cebolinha e acerte o sal. Fácil fácil.

Tomates cortados no comprimento.

Ovos ligeiramente batidos

Sopa em preparo

Cebolinha para enfeitar

Finalizando

Finalizada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php