Spätzle

[print_link] | [email_link]

A primeira vez que comi spätzle (fala chpétzle) foi em São Paulo em Junho do ano passado e não na Alemanha, por mais incrível que pareça. Eu adoro um macarrãozinho, de modo que foi só provar e amar e , claro, reproduzir. Essa última parte só é que andava meio difícil, a maioria das receitas que eu encontrei eram meio esquisitas e no único blog em que vi fotos de alguém preparando o dito, era escorrendo a massa por uma tábua direto pra panela. Coordenação motora não é o meu forte, de modo que essa possibilidade foi eliminada logo de saída, uma vez que eu não pretendia fazer malabarismos na cozinha só pra ter que limpar uma sujeira monstro depois. Até que ganhei o “Chef Profissional” e lá encontrei uma receita fácil e uma técnica boa pra passar pra panela, o único detalhe era que eu precisaria de um fazedor de spätzle, que eu não tinha da primeira vez que fiz e por isso improvisei com um amassador de batatas (daqueles que são circulares com tipo uma grade no meio do círculo, sabe qual?). Eles ficaram feios pra burro, mas bons de gosto, que é o que importa.

Em Dezembro meu cunhado veio pro Brasil e trouxe o fazedor pra mim, que já mostrei aqui. No ano novo aproveitamos então pra usá-lo pela primeira vez e fazer spätzle com molho de cogumelos que eu finalizei com flor de sal aromatizada com funghi (très chic, não?).

Para fazer os spätzle você vai precisar de:

6 ovos;

125ml de leite;

240ml de água;

noz-moscada;

sal a gosto;

pimenta do reino a gosto;

454g de farinha de trigo.

Primeiro você vai juntar os ingredientes líquidos com os ovos e o tempero e bater bem, depois juntar a farinha e bater bem novamente. A massa deve ficar grossa mas ainda assim fluir bem, deixe descansar por uma hora. Enquanto isso você pode fazer um carinho no cachorro, ver um pouco de tv ou preparar o molho.

Coloque um panelão de água com sal pra ferver e quando a água estiver bem borbulhante é que você deve começar a jogar a massa dentro. Coloque o fazedor de spätzle em cima da panela, ou o amassador de batatas, e aí é só ir jogando a massa aos poucos. Assim que ela cai na água ela bate no fundo da panela e volta pra superfície. Deixe-a a lá por uns segundinhos e depois, com uma escumadeira, deixe escorrendo em uma peneira.

Eles ficam assim, umas bolinhas bonitinhas.

Depois de prontos você pode simplesmente saltear na manteiga e jogar uma salsinha por cima ou colocar o molho que preferir.

*Essa receita rende spätzle prum batalhão, algo como umas oito porções. Se você não tiver tanta gente assim pra alimentar, o que foi o meu caso, você pode congelá-lo. É só passá-los por água fria depois de cozidos, deixar secar um pouquinho e mandar pro freezer. Se não é só fazer meia receita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php