Bolo de coca-cola

[print_link] | [email_link]

Vencido pela unanimidade de quatro comentários, vai primeiro a receita do bolo de coca-cola.

Eu já tinha visto receitas parecidas em outros livros mas nunca tinha me arriscado; foi só quando vi uma no “How to be a domestic goddess” da Nigella é que eu resolvi testar, nunca uma receita deste livro saiu errada. Aproveitando que eu tinha encontrado um mercadinho de bairro que vende coca em garrafa de vidro – que além de retornável dá um sabor incrivelmente melhor à bebida – me mandei pra cozinha. Eu tinha a ideia de que o gosto da coca no bolo, tanto na massa quanto na cobertura, seria muito mais pronunciado, que daria pra sentir super bem. Me decepcionei, quase não dá pra perceber, o chocolate que vai na massa mascara o gosto da bebida.

A Nigella sugere duas formas de assá-lo: tanto um bolão, que iria numa forma destacável, quanto bolinhos. Para fazê-lo na forma destacável é necessário forrá-la primeiro com papel alumínio, já que a massa é muito líquida e então poderia vazar, sujando seu forno e dando uma trabalheira danada. Se fossem bolinhos era só colocar forminhas de papel em uma forma de muffin com 12 buracos, menos sujeira, menos trabalho. Optei pela segunda possibilidade, que me rendeu 12 bolinhos, alguns dos quais foram parar na barriga de colegas de trabalho.

Para fazê-lo você vai precisar de:

1 xícar e 1/3 de farinha de trigo,

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

3/4 mais duas colheres de sopa de açúcar,

1/2 colher se chá de sal,

um ovo grande,

1/2 xícara de buttermilk ou duas colheres de sopa de iogurte natural misturada com 1/3 de xícara mais uma colher de sopa de leite desnatado,

uma colher de chá de extrato de baunilha,

1/2 xícara de manteiga (uns 100g),

duas colheres de chocolate em pó,

3/4 de xícara de coca-cola.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque uma assadeira (baking sheet) dentro. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o sal. Bata o ovo com o buttermilk (ou o leite com iogurte) e a baunilha em uma outra tigela. Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga o chocolate e a coca-cola, aquecendo aos poucos. Junte aos ingredientes secos, mexa bem com uma colher de pau e então acrescente os ingredientes líquidos, batendo até que tudo esteja bem misturado.

Coloque na assadeira (ou nas forminhas) que deverá ser levada ao forno por cima da assadeira que estava pré-aquecendo com ele. Asse por 40 minutos ou até que o palito saia limpo. Caso você tenha optado pela forma destacável, deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Para fazer a cobertura você vai precisar de:

1 xícara e meia de açúcar de confeiteiro,

duas colheres de sopa de manteiga,

tR6es colheres de coca-cola

uma colher de sopa de chocolate em pó,

1/2 xcolher de chá de extrato de baunilha.

Peneire o açúcar de confeiteiro e reserve. Em uma panela de fundo grosso, misture a manteiga, a coca e o chocolate em fogo baixo até que a manteiga tenha derretido. Tire do fogo, junte a baunilha e o açúcar às colheradas, batendo até que a cobertura tenha atingido uma consistência firme o suficiente para ser espalhada mas ainda fluida. Cubra o bolo enquanto ele ainda estiver quente e deixe esfriar. Ela fica durinha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. nicole diz:

    aaaaaah entendi !!!! bom, vou comprar forminhas pra cupcake e ja aproveito pra fazer esse 😀 brigadaaa !

Deixe o seu comentário

*

css.php