Torta de cereja

[print_link] | [email_link]

Quando eu achei que ninguém queria saber dessa receitinha, eis que apareceu a Letícia me cobrando. Que bom! Adoro receber esse retorno de vocês, me cobrando as receitas, dizendo o que querem ver no blog, façam sempre! =)

Torta de cereja

Eu adoro tortas! Muito mesmo, é o tipo de doce que está, sem sombra de dúvidas, no meu top 5. Acho que elas sempre parecem apetitosas e simples, é uma sobremesa que se vende sozinha, não precisa de mais nada. O mais engraçado disso tudo é que elas são muito mais populares nos Estados Unidos e na Europa, acho, do que no Brasil. A minha impressão é de que aqui preferimos doces de colher, tais como: mousses, pudins, sorvetes e afins. Talvez por sermos um país tropical e essas sobremesas serem mais fresquinhas do que as tortas. Enfim, acontece que há um tempo atrás eu encontrei cerejas a um preço ótimo no mercado e comprei um monte, pra comer pura e também pra poder criar alguma coisa com elas na cozinha. Como resultado saiu esta torta de cereja, receita do livro de tortas da Williams-Sonoma, que me fez sentir uma dona-de-casa americana dos anos 1950, daquelas que usam aventais de babadinhos, sabem como?

Fazer esta torta é  muito simples, a primeira coisa que você tem que fazer são duas receitas do que o livro chama de massa básica de torta – como diz o nome, a partir dela você pode criar praticamente o que quiser no quesito recheio que a sua base já está garantida. Para fazê-la você vai precisar de:

200g de farinha de trigo;

uma colher de sopa de açúcar;

1/4 de colher de chá de sal;

1/2 xícara (125g) de manteiga fria sem sal cortada em cubinhos;

3 colheres de água bem fria.

Coloque a pá da batedeira e junte a farinha, o açúcar e o sal na tigela da batedeira, mexendo primeiro só com uma colher para combinar os ingredientes. Adicione a manteiga e, com uma colher, jogue-a de um lado para o outro de modo que os cubinhos de manteiga fiquem cobertos pelos ingredientes secos. Ligue a batedeira em velocidade média e bata até que fique parecendo uma farinha grossa, como de cuscus. Junte a água e bata mais um pouco, até que a massa fique uniforme; é bem rapidinho.

*As medidas descritas acima são para apenas uma receita de massa, para esta torta vamos precisar de duas, então dobre os volumes.

Lembra que fizemos duas receitas de massa? Muito bem, você vai dividi-la em duas e em uma superfície lisa, com metade da massa forme uma bola e depois amasse, dando a ela a forma de um disco. Com um rolo de macarrão abra o disco até ficar do tamanho da sua forma (uns 23 cm de diâmetro mais a bordas, totalizando uns 30cm). Essa primeira metade você vai usar para forras a sua forma, com a outra metade você vai fazer o mesmo procedimento de abrir com o rolo, desta vez em um retângulo e não um círculo e vai cortar em tiras de 2 a 3 cm de largura para poder fazer a cobertura da torta.
Para o recheio você vai precisar de:
250g de açúcar;
3colheres de maizena;
1/4 de colher de chá de sal;
4 xícaras de cereja em calda mais 80ml da calda;
1 colher de chá de essência de baunilha;
2 colheres de manteiga fria sem sal cortada em cubinhos.
Junte o açúcar, a maizena e o sal e espalhe esta mistura sobre as cerejas, adicione a baunilha e a calda e misture bem. Rapidamente transfira esta mistura para a forma já forrada com a massa. Cubra com as tirinhas de massa, para formar uma treliça em cima da torta. Leve-a à geladeira até que esteja firme, por uns 20-25 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 220C. Asse a torta nesta temperatura por 15 minutos, depois abaixe para 180C e termine de assar por 40-50 minutos, até que o recheio esteja borbulhando.
Para a minha torta eu usei cerejas frescas, então precisei descaroçá-las, diminuir a quantidade de açúcar para 180g e colcar meia colherinha de essência de amêndoas.
Ah! Já ia me esquecendo, pra sua torta assar bonitona e ficar parecendo de revista, bata uma gema de ovo e espalhe com um pincel por cima da treliça, é o que vai dar aquele brilho bonito.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. humm! q delícia! a torta ficou linda!!!
    pra ser uma dona de casa dos anos 50 só faltou deixar a torta esfriar na janela! 🙂 que nem nos desenhos animados da infância! 🙂

  2. Ângela diz:

    Verdade, Letícia! Pena que o parapeito da minha janela é tão estreitinho, se deixar lá é só bater o primeiro ventinho e ela, vupt! Cai láááá em baixo!
    E aí? Você tentou fazer a torta? Eu acho que deve dar pra substituir as cerejas por outras frutas, como aquela Uva Santa Izabel.

  3. Camila diz:

    Olá! Parece ser uma delícia. Quero fazer nesse final de semana, só que com cerejas frescas. Então eu tenho umas dúvidas… Se eu fizer com cerejas frescas, devo continuar usando uma medida de 4 xícaras? E não tem problema se eu não colocar 80ml da calda? Como você descaroça as cerejas? E ao invés de 250g de açúcar, você usou só 18g?! E você usou a essência de baunilha com a essência de amêndoas ou apenas a de amêndoas? Desculpa por tantas perguntas, tô começando agora hahaha.
    Beijos e obrigada desde já. :*

  4. Ângela diz:

    Oi, Camila!
    Tudo bem?
    Eu usei cerejas frescas para minha torta e as descarocei na base da faca mesmo, fiz um corte pequeno e com a pontinha da faca tirei o caroço. Mantive a quantidade de quatro xícaras mas dispensei o caldo, já que elas vão soltá-lo na hora em que estiverem cozinhando no forno. O açúcar eu reduzi para 180g e não 18! Aquilo foi um erro de digitação, me desculpe! Usei as duas essências juntas.
    Espero que a sua torta fique ótima!
    Beijo!

  5. Camila diz:

    Oba! Entendi direitinho, obrigada! Beijos :*

  6. Ângela diz:

    QUe bom, Camila! Espero que a sua torta fique ótima!
    Beijo

  7. Natálie diz:

    Olá!
    Não é preciso pré-assar a massa da torta?
    Ahh.. Adorei sua descrição no perfil! Também sou professora!

  8. Larissa Isabela diz:

    Olá…Você descascou a cereja?E eu queria saber se a cereja em calda que você usou é essa,ou algo assim ( http://www.adegacuritibana.com.br/produtos/detalhes/codigo/1524/Euro_Cerejas_em_Calda_ao_Marraschuno_100_gr ) ?
    Obrigada 😉

  9. Larissa Isabela diz:

    Ah.. Não coloquei na outra pergunta…É quase a mesma pergunta sendo que eu queria saber se você colocou as cerejas(todas elas,até as em calda) sem casca?

  10. Ângela diz:

    Oi, Larissa!
    Eu usei cerejas frescas mesmo, mas se for usar em conserva é melhor encontrar uma que não seja em calda de Marraschino pois o gosto fica muito forte. Elas não precisam ser descascadas, só sem caroço mesmo.
    Bjs!

  11. Paola diz:

    Oi, Ângela!

    Peguei sua receita para fazer no Natal. Acho que tem tudo a ver cerejas com esta data. Ficou uma delícia! Ao invés de fazer uma torta grande eu fiz várias pequeninas. Deu trabalho na hora de colocar a treliça de massa por cima, por causa da finura das tirinhas, mas ficou uma graça! Eu tirei fotos, se tiver como mandar pra você…
    Fiz com cerejas frescas e, como não tinha aqui em casa a essência de amêndoas, coloquei no lugar licor de laranja (Contreau).
    Pro ano novo vou fazer a torta de novo, já que fez tanto sucesso aqui em casa, mas desta vez vai ser de maçã.

    Beijos, boas festas e obrigada pela receita!

  12. Ângela diz:

    Oi, Paola!
    Puxa, é tão legal receber esses comentários aqui! Fico realmente super feliz! Que bom que você gostou da receita da torta, ela é realmente uma delícia, né?
    E a de maçãs? Ficou boa?

    Beijos!

  13. Sua receita caiu como uma luva. Estava enlouquecida procurando alguma coisa deliciosa para fazer com minhas cerejinhas frescas lindas, rs.
    Beijos e obrigada pelas dicas =)

  14. meu filho a uma semana vem me mostrando foto de tortas americana de cereja,rodei a cidade toda para encontrar e nada,daí resolvi fazer eu mesma.ele foi ao mercado comigo ,keudson a receita é está no forno. nem está pronta ainda ,já me sinto com a missão comprida. tem tudo para dar certo

Deixe o seu comentário

*

css.php