Torta Tres Leches

[print_link] | [email_link]

Quando estive no Chile em abril do ano passado, minha amiga Bia comprou um dos bolos mais gostosos que já tive o prazer de comer; uma torta tres leches. Mas não foi qualquer uma, era a de uma confeitaria específica que é lógico que eu já esqueci o nome.

Enfim, era muito, muito gostosa! E é lógico que eu quis reproduzir em casa, quando voltei ao Brasil. Só que dei com os burros n’água, como diria a minha avó, na hora em que me deparei com um ingrediente que, ops!, não tem pra vender no mercado no Brasil: Leche Evaporada. Perguntei ao Google do que se tratava e ele me disse que o tal do leite evaporado nada mais é do que o leite condensado sem o açúcar e que teoricamente dá pra fazer em casa sem grandes problemas. É questão de colocar 1 litro de leite numa panela de fundo grosso e lá deixar por cerca de duas horas, assim a água do leite vai evaporando e vamos ficando só com a parte que mais interessa: a proteína e o açúcar do leite (a lactose). Como eu tenho um afilhado de casamento super generoso, que me trouxe 3 latinhas quando estve no Chile, eu não precisei testar a versão caseira. Mas estou com vontade de fazê-lo, nem que seja pela curiosidade.

Assim é a latinha do produto, vendido em boa parte da América Latina menos no Brasil.

O grande Tchans desse bolo é a calda que vai nele, que é, obviamente, a mistura de três leites: leite evaporado, leite condensado e creme de leite, uma lata de cada. Ela fica bem fluida, a consistência do leite evaporado é mais ou menos a mesma do creme de leite, e então deixa o bolo bem molhadinho.
*Sobra um monte de calda, de verdade, não dá pra usar tudo em bolo só. O que eu fiz foi congelar a minha mistura três leites e tirá-la da geladeira um dia antes de usá-la em outra receita.

O bolo é um pão-de-ló dos mais simples, você pode usar aquela sua receita de família mesmo ou usar esta daqui que eu achei no site da Nestlé da América Latina. Depois que já estiver pronto, é só furá-lo com o garfo quando ainda estiver quente e verter a calda.

É só furar, com um garfo ou uma faca.

Por fim é só cobrir com suspiro e servir.

Vou aproveitar este post pra dar início a uma campanha: Nestlé, traz o leite evaporado pro Brail!

Deixo aqui o link pro Fale Conosco deles. Vamos todas pedir pela volta do produto nas prateleiras dos mercados brasileiros. Quem sabe se todas nós fizermos isso, eles não voltam a produzir aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. eu mooorro de vontade de experimentar o leite evaporado. já mandei a solicitação pro site da nestle. ano passado eu fiz a mesma pergunta e a moça do SAC falou pra eu usar o leite molico em pó e ferver que ficava a mesma coisa! (esqueci a receita certinho)

  2. Ângela diz:

    Ah, então vamos continuar mandando recados pro SAC da Nestlé! Ninguém merece ter que fazer leite em pó pra depois ter que ferver, né? Sem contar que, sei lá porque razão, mas eu tenho horror desse leite Molico. Será que é o nome?

  3. Ola meninas!!!!, eu ja fez esse bolo de tres leches, solo que coloque leite integral en vez de leite evaporada,ficou bom, mas voces podem fazer isso, exatamente e isso a leite evaporada, leite sem agua, mas esse nao e o principal problema para mim, nao consigo cremor de tartaro para as claras….sera que alguem pode me ayudar, onde se compra esse ingrediente???,

  4. Ângela diz:

    O cremor de tártaro eu encontrei no empório Santa Luzia, em SP, da marcar Bombay. Mas uma amia já me disse que em lojas específicas para confeitaria também se encontra.

  5. Olá Ângela, lindo nome, o mesmo da minha mãe 😀
    Deveríamos fazer uma campanha mesmo para que a Nestlé traga o IDEAL novamente ao Brasil. Já houve por aqui. Há tempos, Usei-o muitas vezes. E tenho procurado muito em lojas mais sofisticadas, com produtos importados, mas sem sucesso na busca. Que bom que tem no Chile. Muito legal você tocar no assunto.
    Vou te passar uma receita deliciosa e simples com ele, para comer com bolo: Deixe no congelador/freezer a tigela e os batedores de claras da bateira, por 1 hora aproximadamente, bem como 1 lata do Leite evaporado Ideal.
    Retire do freezer, e bata o leite, como chantilly, junte 2 ou 3 colheres de açucar(a gosto) e 1 colher de raspas de casca de limão. Mantenha no freezer até a hora de usar. Fica maravilhoso para acompanhar bolo de nozes, de maçã, de banana…não como cobertura, como se fosse sorvete. E rende que é uma beleza. Se fizer, me conte!

  6. Ângela diz:

    Oi, Lan!
    Parece que fica bem gostoso esse jeito de preparar o leite evaporado! Depois vou tentar sim
    Beijo

  7. Hmmm que vontade!
    Bem que a Nestle podia trazer este produto de volta!
    Mas uma dica para fazer o Leche Evaporada é colocar o leite em uma caneca alta com um pires dentro, virado para baixo, e colocar para ferver. O pires não vai deixar o leite cair e dá pra reduzir o leite numa boa.
    Minha mãe fazia um doce de leite muito bom assim, acrescentando açúcar.

  8. Ângela diz:

    Oi, Giselle!
    Obrigada pela dica! Vou testa com certeza!
    Beijo,
    Ângela

  9. Por acaso vc provou a torta na torteria Como Água para Chocolate? Provei lá e é deliciosa…

  10. juliana diz:

    Também conheci a Leche Evaporada no Chile e sou fã. No RJ o supermercado Zona Sul já vendeu, mas foi só por uns meses. Sempre peço para alguém trazer de viagem. Receitas salgadas com a Leche evaporada fazem sucesso também.

  11. maria lucia viana da silva diz:

    Oi Angela, adorei o que lí, pq sou uma brasileira que ama o Chile. E como acabei de chegar de lá, e gostaria de fazer a torta tres leche, que comi na casa de uma amiga chilena e amei. Seu post foi muito esclarecedor. E como vc mesma disse vamos fazer campanha pra Nestle trazer o leite evaporado pro Brasil.

Deixe o seu comentário

*

css.php