Macarrons de jabuticaba

[print_link] | [email_link]

Entre os muitos livros que chegaram com o carteiro na última vez em que ele bateu à minha porta estava o Gifts from the Kitchen. É um livro lindo, cheio de receitas simples que, como indica o título,  você faz e depois presenteia os amigos. Desde que voltei para Campinas tenho feito muitos presentinhos na cozinha e preciso confessar que com isso se confirma um ditadinho alemão que diz: Geteilte Freude ist doppelte Freude (alegria dividida é alegria em dobro). Sem contar que a divisão previne as gordurinhas indesejáveis.

Macarrons de jabuticaba e Bela Emília.

A receita da manhã do último domingo foram os tão famosos macarrons.  Todas as vezes em que me deparei com posts sobre eles em blogs amigos lia, invariavelmente, a mesma coisa: é mais fácil comprar pronto do que fazer em casa. Mas eu sou teimosa, tinha um bom tanto de farinha de amêndoas em casa e a receita que veio no Gifts parecia ser tão fácil… Por que não, né? Separei todos os ingredientes, acendi o forno e me pus a trabalhar. O resultado foi bem satisfatório, tivessem ficado um pouquinho a mais no forno e teriam saído perfeitos. E olha, é mais fácil fazer em casa do que comprar pronto, sem contar que ficam beeem mais gostosos!

E quem foi presenteada? Alguns deles foram para a mãe de uma amiga queridíssima, que está precisando de um pouquinho de açúcar.

Para fazê-los você vai precisar de:

duas claras

uma pitadinha de sal

2/3 de xícara de açúcar de confeiteiro

1/2 xícara de farinha de amêndoas

2 colheres e meia de açúcar

1/4 de colher de chá de corante de alimentos

a geléia que você mais gostar.

Comece pré-aquecendo o forno a 170 graus. Peneire o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoa no mesmo recipiente e reserve. Enquanto isso bata as claras em neve com a pitadinha de sal e vá acrescentando o açúcar (as duas colheres e meia) aos poucos, até que a mistura fique bem durinha e bem brilhante. Então incorpore a mistura de açúcar de confeiteiro com farinha usando uma espátula e mexendo lentamente. Junte o corante.

Forre uma assadeira com papel manteiga (ou silpat) e coloque a massa sobre ele. O livro recomenda que esse procedimento seja feito com a ajuda de um saco de confeiteiro. Como eu sou meio descoordenada, ele mais me atrapalhou do que ajudou e por fim fui colocando a massa na assadeira às colheradas, como suspiro. Depois de colocados nas assadeiras, os macarrons devem ficar nela por meia hora antes de irem ao forno. Passado esse tempo, asse-os em forno bem baixinho por cerca de 10 minutos. Eu coloquei-os para esfriar numa grade e depois juntei com geléia de jabuticaba, que era a que tinha na despensa e eu achei que combinaria com o azul deles.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php