Pato com laranja

[print_link] | [email_link]

Pato com laranja

Domingo desses acordei com desejo de comer pato, pato com laranja, pra ser mais exata. Sim, eu tenho desses rompantes lariquentos esquisitos. E não, eu não sossego enquanto não comer aquela coisa específica que despertou meu monstro da fome.  Liguei pro meu tio e perguntei se ele queria almoçar comigo. É claro que ele não podia perder a piadinha: “Mas, Ângela, meu rifle de caça está descarregado, vai ser meio difícil caçar um pato por aí.”

Menina urbana que sou, ri por dentro pensando naquelas bandejinhas de magrets congelados que podem ser encontradas nos supermercados. Achei que tava com a vida ganha, que era só ir pro mercado mais próximo e que de lá já sairia com o pato pronto pra encarar a frigideira. Olha, se eu tivesse ido de rifle e tudo pro meio do mato tinha sido mais fácil e rápido. O primeiro supermercado estava em reforma, portanto desfalcado, o segundo simplesmente não tinha, a terceira opção foi um hortifruti que só vendia o pato inteiro. Por fim acabamos indo a um açougue, onde encontramos os magrets congelados a peso e preço de ouro – pros leitores campineiros fica a dica do açougue “Zezinho”, lá no Cambuí. Pegamos, pagamos e levamos.

Eu já tinha comido essa receita outras vezes, mas nunca preparado. Aliás, preparo de carnes não é o que eu faço de melhor, nem com mais frequência, então deu um certo medinho de fazer uma bobagem das grandes e inviabilizar o consumo do pato. Depois de tanta procura, era tudo o que eu menos precisava. Por fim deu tudo certo, mas acho que o tempo de cozimento do livro foi pensado para um peito de pato mais magro, os meus eram mais gordinhos então precisaram de mais tempo na frigideira.

Para fazê-lo você vai precisar de:

2 magrets de 300g cada um;

sal

pimenta do reino

2 colheres de chá de mel

uma colher de sopa de manteiga

3 ou 4 colheres de chá de licor de laranja, como Cointreau ou Grand Marnier.

Lave e seque bem os magret e tempere com o sal e a pimenta. Aqueça uma frigideira sem qualquer tipo de gordura e coloque os filés com o lado da gordura para baixo. Frite por cerca de 6 minutos, ou um pouquinho mais caso seus magrets sejam meio gorduchinhos. Vire-os e frite do lado da carne por mais 6 minutos. *É interessante fazer uns sulcos na parte da gordura antes de colocá-los na frigideira para que a gordura saia melhor.

pato com laranja 2

Um pouquinho antes deles estarem prontos, pincele o mel sobre a pele do pato e junte a manteiga. Coloque o licor por cima e deixe-os em uma vasilha em lugar quente. *Eu deixei o forno ligado enquanto preparava os magrets, desliguei quando estavam prontos e coloquei-os lá dentro.

Para fazer o molho de laranja:

uma laranja

150ml de creme de leite fresco,

pimenta do reino,

um pouco de mel.

Rale a casca da laranja ou corte-a bem fininha, esprema o suco e junte tudo isso à gordura do pato que ficou na frigideira. Acrescente o creme de leite e deixe ferver. Acerte o sal, a pimenta e coloque um pouquinho do mel. Sirva sobre o pato.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php