Sopa de aspargos

[print_link] | [email_link]

 

Teve um pão de milho pra acompanhar.

Teve um pão de milho pra acompanhar.

Mais uma pro hall das sopas, essa daqui foi feita há um tempão e só agora me lembrei de postar. Tempão mesmo, algo como dois anos atrás, a sorte é que na hora fotografei a dita pois pensava em publicar a receita pouco depois. Acabou que me esqueci.

Essa é dos gloriosos tempos de São Paulo, quando eu frequentava a maravilhosa feira da rua Indiana lá no Brooklin e com uns R$30,00 comprava comida pra semana toda. Sem contar a qualidade e variedade dos produtos, a bandejinha de shiitake custava R$3,00! Outra coisa que saía por um preço bem camarada eram os aspargos, que eu amo. Pena que, com a mudança de cidade tenha havido também uma mudança nos ítens da despensa… Aliás, leitores de Campinas, alguém indica uma boa feira na cidade?

Tem gente que diferencia sopa de creme, eu não sou muito chegada a essas distinções. Pra mim, se dá pra comer de colher, é sopa. Essa de aspargos é bastante cremosa, pois leva creme de leite, leite, manteiga e farinha, e cai muito bem para um dia de bastante frio, quando um quentinho pro corpo e pra alma se fazem necessários. Para acompanhar a sopa eu fiz este maravilhoso pão de milho e a combinação foi perfeita.

O tchans da receita é que o caldo que usamos para cozinhar a sopa é feito com as partes do aspargo que vamos descartar, como a parte mais baixa do caule, as cascas e as outras partes mais durinhas. Isso dá um gosto ótimo.

Para fazer a sopa de aspargos você vai precisar de:

500g de aspargos frescos;

1 litro de água;

sal;

açúcar;

60g de manteiga;

300ml de leite;

30g (algo como 4 colheres de sopa de farinha);

pimenta branca moída na hora;

noz moscada;

2 gemas de ovo;

2 colheres de sopa de creme de leite fresco;

3 a 4 colheres de sopa de salsinha picadinha.

Lave os aspargos e descasque-os cuidadosamente, começando do topo para baixo, sem machucar as pontinhas. Corte as partes de baixo e remova as partes mais duras. Guarde as cascas e as pontas. Exágue os aspargos e corte em pedacinhos de 3cm.

Encha uma panela com a água e coloque 1 colher de chá de sal e 20g de manteiga. Junte as cascas e pontas dos aspargos, deixe ferver e cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo médio.

Coe esse caldo e volte a fervê-lo. Junte os aspargos picadinhos e cozinhe por mais 10-12 minutos, até que estejam al dente. Passe esses aspargos por uma peneira e guarde o caldo. Ponha leite o suficiente para que o caldo + leite complete um litro.

Derreta o resto da manteiga (40g) em uma panela, adicione a farinha e continue mexendo até que a mistura fique um amarelo claro. Junte o caldo (caldo do aspargo mais leite) e mexa vigorosamente com um fouet, para que pelotas de farinha não se formem. Leve a sopa a ferver e cozinhe sem tampa por 5 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Tempere a sopa com sal, açúcar, pimenta e noz moscada. Misture a gema com o creme de leite e junte à sopa, mexendo com cuidado para obter uma mistura homogênea. Coloque os aspargos e sirva.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php