Pizza caseira

[print_link] | [email_link]

Foto "instagrada" de uma das vezes em que jantei pizza na casa da vovó.

Foto “instagrada” de uma das vezes em que jantei pizza na casa da vovó.

Toda família tem uma comida relacionada a uma data, especialmente às festivas. Mas também às corriqueiras, como a popular macarronada domingueira. A tradição no lado Raposo de Medeiros da família é a pizza caseira do jantar das sextas-feiras.

Eu sempre estudei de tarde e me lembro de como era especialmente gostoso chegar em casa nos finais de tarde, comecinho da noite, na sexta. Parecia que o cheiro da pizza já vinha me alcançar no portão de casa. Lembro também da tigela de inox coberta por um pano de prato, dentro da qual a massa crescia, e que ficava em cima da bancada de granito; de comprar os ingredientes com a minha avó no supermercado durante a semana. Mas acho que, mais do que tudo, me lembro de comer a pizza, que minha avó cortava em quadradinhos, usando um palito de plástico com a estrela da VARIG na ponta, meu tio era co-piloto da empresa quando eu era criança.

Imagino que os descendentes de italianos ficarão de cabelo em pé ao verem a receita e a espessura da pizza. A massa “Raposo de Medeiros” é mais fofinha, lembrando um pãozinho, e acho que é daí que vem meu gosto pela pizza massuda e alta da Pizza Hut. Mas como não tenho uma gota de sangue italiano que seja, me sinto confortável o suficiente para não me horrorizar nem um pouco, sem contar o fator emocional.

Para fazê-la você vai precisar de:

1 tablete de fermento biológico;

1 xícara de leite morno;

1 colher de chá de açúcar;

100g de manteiga;

500g de farinha;

1 colher de chá de sal.

Esfarele o fermento e junte o açúcar, misture o leite e ponha um pouco de farinha, até que obtenha a consistência de um mingau mole. Deixe descansar por 10 minutos, até o fermento crescer. Então junte a manteiga, o sal e a farinha. Sove a massa, ela deve desgrudar das mãos, e deixe descansar por uma hora. Abra em uma assadeira redonda, untada, cubra com molho e queijo e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30-40 minutos.

Por recomendação da minha avó eu usei uma assadeira de 30 cm de diâmetro, mas ficou um pouco pequena. Acho que essa quantidade de massa pode render duas dessas assadeiras.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Mayra Almeida diz:

    Adorei a receita. Boa mesmo. Meu tio trabalhou em pizzaria e adora prepara-las mas eu nunca me arrisquei. Engraçado pizza também é meio que uma tradição aqui em casa, mas é no sábado. Sexta todo mundo sai e domingo pede uma refeição mais diferente (invenções de minha mãe), e uma boa pizza acaba sendo nosso coringa de sábado a noite que ficamos todos mais juntos que na sexta ou domingo. Vale apena até a louça que fica depois.

  2. Ângela diz:

    Acho que a pizza faz parte da tradição de toda família aqui no Brasil, né? feita em casa ou comprada. Eu adoro!
    Beijo!

  3. Jo Souza diz:

    Hum… Adorei esse post e todos os outros. Cozinhar é uma arte mas também termos de ter sempre itens para salvar mesmo. Meu namorado comprou um canivete uma faca artesanal para mim, toda decorada , super afiada mesmo e parece que foi aqui http://www.facasecanivetes.com.br/ , recomendo muito! Sucesso, linda
    Beijo !!!

Deixe o seu comentário

*

css.php