Bolo de canela

[print_link] | [email_link]

Conheço pouquíssimas pessoas que não gostam de chocolate e não confio em nenhuma delas. Não que eu seja uma chocólatra, longe disso, sou capaz de passar dias sem comer um chocolate e não sentir falta. Mas nos últimos dias a vontade veio com força e eu só conseguia pensar nos cookies de canela cobertos de chocolate ao leite da Kopenhagen, cheguei até a comprar um pacote grande e comer praticamente sozinha. Mesmo assim a vontade persistia… Tinha que ser chocolate e tinha que ter canela, era essa a combinação que eu queria.

bolo de canela

Procurei algumas receitas de bolachinhas, não encontrei nenhuma e então pensei que um bolo cumpriria bem o papel. Na verdade eu só não tive foi malícia suficiente para pensar em adaptar uma receita de bolachinha simples para uma de canela, procurei insistentemente por todos os livros que eu tinha em casa e me frustrei, até que achei a receita do bolo e me conformei. Mas foi um desses momentos mágicos, quando todos os planetas estão no ângulo certo, as estrelas alinhadas e você tem todos os ingredientes necessários na sua despensa; no melhor estilo cometa Halley, só acontece a cada 76 anos.

Além disso tudo, ainda calhou de ser dia em que eu dou aula em Indaiatuba e ia pegar carona com uma amiga – eu sou uma colega de trabalho camarada e sempre levo um lanchinho quando temos que dar aula fora de Campinas, para irmos comendo no caminho de ida ou volta – mais uma razão pra correr pra cozinha e testar o tal do bolo.

Para fazê-lo você vai precisar de:

1 xícara e 1/4 de açúcar e mais duas colheres de sopa;

1 colher de sopa de canela e mais duas colheres e meia de chá;

1 xícara e 1/4 de farinha;

2 colheres de chá de fermento;

pitadinha de sal;

3/4 de xícara de leite;

2 ovos grandes;

1/2 colher de chá de baunilha;

10 colheres de sopa de manteiga (algo como 150g), derretida;

85 gramas de chocolate meio amargo picadinho ou em gotas.

Pré-aqueça o forno a 180 graus, unte uma forma quadrada e forre o fundo com papel manteiga.

Em uma tigelinha, misture as duas colheres de açúcar com as duas colheres e meia de canela e reserve. Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e a colher de sopa de canela, reserve. Em uma outra tigela, misture o leite, os ovos e a baunilha. Verta os ingredientes líquidos sobre os sólidos e misture com delicadeza, até ter uma mistura homogênea. Com um fouet ou espátula, acrescente a manteiga derretida e mexa muito devagarinho, só para que ela seja absorvida pela massa, que deve ficar macia e acetinada.

Coloque metade da massa na forma e então polvilhe a mistura de açúcar com canela e as gotas de chocolate, cubra com o restante da massa e leve ao forno por cerca de 35-40 minutos, até que o bolo esteja crescido e começando a se soltar das laterais da forma ou passe no teste do palito. Ponha o bolo para esfriar em uma grade antes de desenformá-lo.

bolo de canela

Agora vem a parte mais gorda e, portanto, mais gostosa; a cobertura de chocolate!

170g de chocolate meio amargo cortado bem pequeno ou em gotas (eu usaria 100g de chocolate meio amargo e 70g de ao leite)

2 colheres e meia de manteiga

Em banho maria, derreta o chocolate junto com a manteiga até que a mistura fique bem brilhante mas ainda grossa o suficiente para espalhar bem sem ficar pingando.

bolo de canela

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Oi, adorei o site, amo ser dona de casa. rs
    aguardo sua visitinha.

    vidasimplesefelizpormarina.blogspot.com.br

  2. Monica Quast diz:

    Ó, vô te falá: esse bolo faz sucesso por inde quer que ele passe!!!! É delicioso!!!!

  3. Ângela diz:

    Que bom, Monica! É um dos meus preferidos!

  4. Rosana diz:

    Bolo delicioso, adorei!

Deixe o seu comentário

*

css.php