Sumac

[print_link] | [email_link]

Sumac

Outro dia fui a um ótimo restaurante árabe com a minha chef de cozinha preferida. Enquanto aguardávamos uma mesa ficamos olhando o “lujinha” do lugar e a Marina me mostrou um pacotinho contendo um pozinho vermelho:

-Olha! Tem “sumac”, o tempero que se usa pra fazer salada fatouche.

Eu adoro essa salada, porque tem tomate, pepino, rabanete e um gosto meio azedinho no molho, que vem do tal do sumac. Curiosa para saber do que se tratava esse tempero, recorri ao Encyclopedia of jewish food. Agora você vai rir de mim e falar:

-Mas não tinha lugar melhor pra procurar? Esse é um prato árabe e você vai justamente procurar num livro de comida judaica?

E eu respondo:

-Nóis é tudo brimo! É tudo a mesma região e, como diz minha amiga Yara, a culinária não respeita fronteiras.

Pois bem, encontrei e descobri o seguinte:

Sumac, do aramaico samaq (vermelho escuro), og no Talmud, é a fruta vermelha e azeda de uma árvore alta do Oriente Médio. No fim do verão, quando elas ficam de um vermelho ainda mais intenso quando amadurecem, os cachos das frutinhas são colhidos e secos ao sol durante dias. Antes de limões e tamarindos chegarem ao Oriente Médio, sumac era o principal agente de acidez. O sabor ácido e cítrico e a cor vermelha acrescentam um agradável gosto azedinho e frutado a berinjelas, hummus, kebabs, peixe grelhado, frango, molhos, arroz pilaf, saladas e – no seu uso mais proeminente na culinária – a mistura de temperos chamada za’atar. As frutinhas sumac são secas e usadas tanto inteiras quanto moídas. Um pouco de sal costuma ser acrescentado para facilitar o processo de moer as frutinhas úmidas, mas sumac puro é preferível quando se mistura com za’atar puro, pois o sal pode prejudicar as folhas.

Bem interessante, não?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. nelci diz:

    onde encontra o Sumac?

Deixe o seu comentário

*

css.php