Quark

[print_link] | [email_link]

Quark

Não sei se meu passado tem assim tantas coisas que me condenem, ou talvez eu simplesmente prefira ignorá-las. Certo é que ter sido vegetariana durante os três anos do colegial é uma das mais condenáveis; pelo menos é o que eu penso hoje em dia, comedora de steak tartare que me tornei.

Aconteceu que durante esses anos eu passei um tempo na Alemanha, onde eu aprendi a comer batatas das mais variadas maneiras. Entre elas, batatas cozidas com uma espécie de coalhada – Quark – se tornou uma das minhas preferidas e mais difíceis de repetir em terras brasileiras. Lá se encontra Quark em qualquer supermercado e já virou aquele tipo de comida que é mais fácil de comprar pronta do que fazer em casa, como manteiga. Me lembro de ter pedido a receita à mãe da família que me hospedou e de ela ter olhado pra mim e dito: “Ninguém faz isso em casa, a gente compra pronto!”. Voltei pro Brasil e tentei improvisar com requeijão ou cream cheese, sem muito sucesso em ambas tentativas, por fim acabei desistindo da empreitada. Pelo menos até a semana passada, quando a vontade reapareceu e eu pensei em recorrer ao Google pra, quem sabe, encontrar uma receita na internet. Deu certo!

Para fazer Quark em casa você precisa de:

creme de leite fresco;

suco de limão.

É só misturar os dois, na proporção de um limão pra cada 300-350ml de creme de leite, e deixar num coador durante a noite para que o soro separe e você fique com uma espécie de coalhada mais firme. Eu já temperei com sal e pimenta do reino antes de colocar no coador, simplesmente por ser mais fácil de misturar, mas dá pra fazer isso depois de a Quark estar pronta.

Para comer com as batatas é só cozinhá-las e colocar um pouquinho de manteiga, mas também fica ótima se passada no pão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Oi Angeloca, quanto tempo!
    Já esperimentou usar Sour Cream?
    Comprei no Pão de Açucar e amei. Vê se fica mais parecido com a original e depois me conta.

  2. Ângela diz:

    Oi, Van! Nossa, tempo mesmo!
    Jura que você achou sour cream pra comprar em Terra Brasilis? Vou procurar djá! Brigadão pela dica!
    Bjs!

  3. karin diz:

    devo deixar a mistura no coador em temperatura ambiente ou na geladeira?

    grato pela atençaõ
    karin

  4. Ângela diz:

    Oi, Karin.
    Eu deixo fora da geladeira mesmo.
    Abraço

Deixe o seu comentário

*

css.php