Risotto de laranja

[print_link] | [email_link]

bife e risotto

No fim de junho passei um dia e meio em Campo Grande, aproveitei que estava voltando de Bonito e fiz uma parada estratégica na capital Sul-matogrossense para visitar meu tio. Morando lá há quase 11 onze anos, ele e minha tia, que são bons gourmands, conhecem todos os melhores restaurantes da cidade. Almoçamos em família completa no Fogo Caipira e jantamos, em menor número, no Indez por recomendação da minha prima.

“Lá tem uma carne com molho de melaço e arroz de laranja que é uma delícia!”

Fiquei com muita vontade de provar e gostei tanto do que comi que quis repetir a dose em casa. A carne é fácil, é só comprar um bom bife e fritar no capricho. O molho de melaço é simples até dizer chega: misturar o melaço com um pouquinho de vinagre de framboesa para quebrar o doce. Aí é cobrir os bifes com o molho e uma fatia de queijo de coalho douradinho na chapa.

Quanto ao arroz de laranja, achei que um risotto daria mais samba e saiu esse aqui no improviso:

3 laranjas com a casca mais linda que você encontrar;

1 e 1/2 colheres de sopa de azeite extra-virgem;

1/4 xícara de cebola picadinha;

1 e 1/2 xícara de arroz arbório ou carnarolli;

1/4 de xícara de vinho branco seco;

3 e 1/2 xícaras de caldo de galinha;sal a gosto

1/2 xícara de queijo parmesão (do bão) ralado na hora;

1 colher de manteiga cortada em cubinhos;

pimenta do reino moída na hora.

Retire fatias finas da casca da laranja evitando cortar a parte branca, que é muito amarga. Esprema o suco das laranjas até obter uma xícara, pode ser um poquinho menos.

Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio, junte a cebola e cozinhe até que fique douradinha, mexendo sem parar, por cerca de 8 minutos. Junte o arroz e mexa bem para cobri-lo com o azeite, “toste” o arroz até que as bordinhas dele fiquem transparente, por 1 ou 2 minutos.

Junte o vinho e as raspinhas da laranja, mexa bem até que o vinho seja absorvido. Acrescente 1/2 xícara do caldo e 1/2 colherinha de chá de sal. Cozinhe, mexendo constantemente, até que todo o caldo tenha sido absorvido. Continue acrescentando o caldo, quando todo caldo tiver sido usado – o arroz ainda não estará cozido – acrescente o suco de laranja. Nesse ponto o arroz deve estar cremoso e al dente. Acrescente o queijo, a manteiga e sirva!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Lauro diz:

    Deu água na boca !!! Acho que vou virar habitué do seu blog. Parabéns !

  2. Ângela diz:

    Que bom, Lauro! Bj!

Deixe o seu comentário

*

css.php