Escreve waterzooi, mas fala váterzui

[print_link] | [email_link]

O nome mais assusta do que inspira, mas olha só se não dá agua na boca:

waterzooi

Dia desses combinei, muito confusamente, um jantar com minha amiga Claudia. A coisa foi tão enrolada que não sabíamos se seria na minha casa, na casa dela ou em algum restaurante e chegamos até a desmarcar em cima da hora por conta de tanta complicação. Aí entrou o marido dela na conversa e me mandou pegar o caminho da casa deles, Mario resolveu que ele tomaria conta da situação e faria o jantar. Beleza! Quem sou eu pra recusar comida, não é mesmo?

Mas, nesse nosso clubinho, a coisa não é lá muito simples já que cada um tem uma alergia pra chamar de sua. Claudia é celíaca, portanto não pode comer glúten, Mario não pode com frutos do mar e eu sou alérgica a pimenta. Ou sejE, tinha que contemplar os três. Foi aí que veio a sugestão do Mario de fazer uma sopa belga de nome estranho, a tal da Waterzooi, com a condição de que ele reinasse absoluto na cozinha e nenhuma de nós interferisse em nada. É claro que não foi isso o que aconteceu e eu acabei metendo a colher na panela dele!

waterzooi

Essa sopa é uma receita tradicional da Bélgica e fiquei feliz de poder dizer que agora conheço comida belga que não seja batata frita ou chocolate. Pois é, batata frita, apesar do nome inglês, não vem da França. Vai entender.

Para fazê-la você vai precisar de:

2 colheres de sopa de manteiga

2 cenouras descascadas e cortadas em cubinhos

2 talos de alho poró cortados em rodelinhas

2 batatas descascadas e cortadas em cubinhos

4 dentes de alho amassados

sal e pimenta

6 xícaras de caldo de galinha

1 folha de louro

4 galhinhos de salsinha

4 galinhos de tomilho

4 peitos de frango desossados e sem pele (220 gramas)

1 xícara de creme de leite fresco

2 gemas grandes.

Em uma panela funda, derreta a manteiga em fogo médio e salteie os legumes por cerca de 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta.
Faça um macinho com o louro, salsinha e tomilho e coloque na panela e junte o caldo de galinha. Tampe a panela e deixe o caldo ferver. Junte o peito de frango e abaixe o fogo, cozinhe o frango por uns 10 minutos, até que esteja cozido e se desfaça com facilidade.

Destampe a panela, retire o frango e desfie. Bata o creme de leite e os ovos com um fouet. Junte uma concha do caldo nessa mistura para temperar. Incorpore a mistura do creme de leite na sopa e mexa constantemente por 2 – 3 minutos, até engrossar. Volte o frango para a panela e acerte o sal.

A sopa deve ser servida em prato fundo mas o prato não deve ser servido até a borda, tem que ficar “raso”, para comer com pãozinho.

 

O super amassador de alho do Mario!

O super amassador de alho do Mario!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Mayra diz:

    Estava louca por essa receita! Valeu!!! Essa sopa é M A R A V I L H S A.

  2. HUmmmm vou com certeza testar essa receita! A cara ta ótimaaaaaaa
    Bjs

  3. Isto foi uma bela “bagunça na cozinha”, isto sim!
    Deu vontade.

Deixe o seu comentário

*

css.php