Roast beef

[print_link] | [email_link]

roast beef

Neta de professora de inglês, cresci ouvindo minha avó dizer: “Rôaaast bííííff” e aprendi a falar assim. Não precisa nem dizer que sofri bullying na infância, né mesmo? Eis que hoje, ao contar pra Déia, minha amiga, que estava preparando roast beef pro almoço, ela vira e me diz: “Quando era pequena, achava que era um bife de arroz. Tipo arrozbife”. Achei tão bonitinho ver como as coisas acontecem na cabeça de criança, eu mesma demorei muito tempo para entender o nome do prato; que nada mais é do que carne assada, pura e simplesmente.

E taí uma coisa que eu NÃO sei fazer, ou pelo menos não sabia, uma bela carne. Não que eu não seja capaz fritar um bife, mas uma carne daquelas bonitonas, que fazem as pessoas salivarem ao sentirem o cheiro e verem ser levada para a mesa eu nunca tive a manha de fazer. É um desses ingredientes que me dá um certo medo. Acho que de dar errado e aí desperdiçar uma comida meio cara e que poderia ter sido ótima, um certo medo de me frustrar. Daí nunca ter feito muitas tentativas.

Cheguei arriscar uma carne assada depois de um jantar na casa da minha chef preferida, achei que eu seria capaz de reproduzir e até que deu certo, mas não ficou tão mal passada quanto eu gostaria. Acho que nunca cheguei a comentar isso aqui, mas eu gosto de carne mal passada, daquelas que depois de cortadas soltam um sanguinho no prato pra comer com pão no fim da refeição. Se for um bife fininho é só mostrar pra ele que a frigideira está quente que fica no ponto que eu gosto, se for mais altinho aí deixa ele descansar um minutinho de cada lado em cima da chapa. Minha primeira carne assada não ficou vermelha por dentro, de modo que fiquei infeliz com o resultado.

Mas eu sou brasileira – e não desisto nunca – então resolvi que era hora de nova tentativa. Passei no mercado, comprei um bonito pedaço de 800g de alcatra, umas batatinhas, cenourinhas e batatinhas doce e trouxe tudo pra casa pensando que teria um belo almoço e em quanto tempo a carne deveria permanecer no forno. Foi quando me deu o estalo de procurar instruções no livro do Jamie Oliver que eu comprei e ainda não tinha usado, o Jamie’s ministry of food – que foi traduzido como Revolução na cozinha ou qualquer coisa parecida com isso. Eu não segui tudo certinho, deixei de fora a cebola que eu não gosto muito e o salsão que eu odeio profundamente e deu muito certo!

Para fazer o seu rosbife mugindo você vai precisar de:

800g de alcatra;

uma cenoura e meia cortadas em palitinhos;

meia cabeça de alho;

três batatas pequenas cortadas em quadradinhos;

galhinhos de alecrim, tomilho e folhas de sálvia a gosto;

azeite;

sal e pimenta para temperar.

Tire a carne da geladeira pelo menos 30 minutos antes de ir ao forno. Pré-aqueça o forno a 240C, lave os legumes e corte-os, separe os dentes de alho mas não descasque. Na assadeira, faça uma caminha com eles e regue com azeite e tempere com um pouquinho de sal. Regue bem a carne com o azeite e passe o sal e a pimenta por toda ela para temperar bem. Ponha a carne sobre a cama de legumes, mande pro forno e abaixe a temperatura para 200C. Deixe a carne no forno por cerca de 40 – 50 minutos para um bife bem vermelhinho por dentro ou mais uns 10-15 minutos para uma carne mais passada.

Se a carne estiver muito seca lá pela metade do tempo de cozimento, regue com um pouquinho de água para que ela não fique esturricada. Quando o roast beef estiver pronto, retire do forno, cubra com um pedaço de papel alumínio e deixe descansando em cima do fogão por cerca de 15 minutos

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Lauro diz:

    Hummm … também sou pouco chegado nas carnes assadas porque o ponto do assado não é para o meu paladar. Mas, essa receita parece bem interessante. A minha receita de carne assada num ponto “medium” é com uma peça de fraldinha regada com um molho à base de manteiga, mostarda e pasta de alho. 25 minutos assando com o lado da gordura pra cima e mais 25 minutos após virar a carne. Tudo isso com a assadeira coberta com papel alumínio. Depois, um 5 minutos sem o papel alumínio somente para dourar por fora. Bom demais !!!

Deixe o seu comentário

*

css.php