Pavê, pacumê.

[print_link] | [email_link]

Toda festa de família, seja ela da natureza que for, tem suas comidas características. O bacalhau da Páscoa, as passas no arroz natalino, a picanha do churrasco de aniversário e o pavê. O doce mais querido da família tradicional brasileira, o protagonista do trocadilho mais esperado da refeição, a estrela da sobremesa, ele que está presente presente em todas as reuniões de família.

Pois bem, quando minha amiga Carol me convidou para um almoço de natal entre amigos me prontifiquei a fazer o pavê. Eu nunca tinha feito um, mas não via como a festa poderia transcorrer tranquilamente na ausência de um pavê. Peguei a receita com Rodriguinho, o Hilbert, e dei minhas adaptadas. A dele levava morangos, que não encontrei por ser dezembro. Foram substituídos por cerejas frescas, que deram um ar mais natalino pro doce. Em cima de tudo deveria ir também um pouco de chantily, mas optei por não colocá-lo. A travessa não comportava mais uma camada e achei que não combinaria muito

Quem é você na família tradicional brasileira?

Na foto oficial do evento temos todos os membros da família. Da esquerda para a direita:

A tia que faz o pavê e pergunta dos namoradinho, a tia excêntrica, o tio da piada machista, a tia que aperta as bochecas, a tia que faz bullying, a vó que acha que todo mundo precisa comer mais, o tio português, o tio que só dá uma passadinha, a tia que lava a louça, a tia que faz a piada do pavê e o tio que dorme depois do almoço.

Como eu sou uma tia legal, deixo pra vocês a receita do “Pavê já pode casar”:

2 xícaras de leite,

2 gemas,

2 colheres de maizena,

15 gotas de baunilha,

1 lata de leite condensado,

2 latas de creme de leite,

100g de chocolate ao leite,

100g de chocolate meio amargo,

400g de cerejas cortadas e sem caroço,

um pacote de bolacha champagne.

Em uma panela junte o leite, as gemas, a baunilha e a maizena. Já com o fogo aceso incorpore o leite condesensado e mexa até engrossar. Com o fogo apagado junte uma das latas de creme de leite e misture bem. Reserve esse creme.

Derreta todo o chocolate em banho maria e com o fogo apagado junte a outra lata de creme de leite, misture bem e reserve.

Em uma travessa coloque uma camada fina do creme de baunilha, seguida por uma de bolacha champagne, cubra com o resto do creme de baunilha. Coloque as cerejas por cima do creme e cubra tudo com o chocolate. Leve à geladeira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Deixe o seu comentário

*

css.php