Como matar e depenar uma galinha

Print This Post Print This Post | Envie este post por email Envie este post por email

Esses dias fui ver o que o GoogleAnalytics tinha a me dizer sobre o blog e descobri que teve visita que chegou aqui procurando por como matar uma galinha. Achei que valia fazer o agrado pros leitores e contar para vocês como se realiza essa tarefa. Para redigir esse post entrevistei a única pessoa que poderia me ajudar; minha amiga Renata (lembram dela? a do wrinkle-releaser). Ela me concedeu uma entrevista na tarde de 22/03 enquanto esperávamos no sofá da escola onde trabalhamos.

Abaixo segue a transcrição da entrevista, tarefa que me fez lembrar dos meus anos de graduação.

(risos)

A: Estamos aqui na sala da escola e a Renata vai nos ensinar a matar uma galinha. Renata, como se mata uma galinha?

R: Você pega uma galinha e prá começar você amarra as pernas dela e pendura ela de cabeça pra baixo durante um tempo pro sangue subir pro pescoço; ou descer, já que a galinha está de cabeça pra baixo. Depois você vai ver que a galinha fica meio grogue, se você estivesse pendurada de cabeça para baixo também ficaria. Você pega a galinha, junta as asas dela e segura as asas dela com uma mão e com a outra mão você segura as pernas. Aí você procura um banquinho da altura… da altura desse sofá aqui (o sofá tem uns 40 cm de altura do chão até o assento). Então você senta, pega, e bota a as pernas de baixo de um dos seus pés e as asas debaixo do outro. Você pisa nos pés e nas asas, a galinha está imobilizada, segura o pescoço e vira ele de lado. A ideia não é quebrar, é simplesmente tirar o sangue fazendo um corte na lateral, expondo a jugular. Aí você, usando uma faca bem afiada, você arranca umas peninhas do pescoço pra abrir um espaço e coloca uma bacia na sua frente com suco de limão, isso é, se você quiser aproveitar o sangue (o suco de limão impede o sangue de coagular) da galinha. E geralmente a gente mata a galinha pra fazer galinha de cabidela. Então passa a faca e deixa o sangue jorrar até o sangue acabar, nesse ponto a galinha já está 90% morta. Aí você pega a galinha e coloca numa bacia grande e joga água fervendo em cima, essa água fervendo faz com que as penas se soltem e aí você vai arrancando as penas. É a parte mais chata. Vai jogando água e arrancando as penas. Quando ela já estiver bem depenadinha você vai ver que fica ainda uma penugenzinha que você não consegue arrancar. Você liga o fogo no fogão, liga bem alto, segura a galinha e passa ela por cima da chama e essa chama queima as últimas penugenzinhas que ficam. E aí é só preparar do jeito que você quiser.

(risos)

A: Rê, muito obrigada pela entrevista.

R: Aprendeu como é que mata uma galinha?

Olha, a teoria sim, na prática a coisa muda de figura. Especialmente por que eu não quero nem me imaginar correndo atrás de uma galinha no quintal de casa.

Se você testou o método, conta pra gente! Se testou e documentou manda o depoimento pro manual que, além de tê-lo publicado eu promento mandar um presente ainda a ser escolhido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Carol diz:

    Putz, eu n]ao consigo ler o tópico inteiro. Matar galinhas é um super trauma de infância. Eu cheguei a falar pra minha vó criatura que eu mais amo no mundo que eu a odiava pq ela tinha matado galinhas!!! Aff… passo essa, pra mim galinha só da Sadia! =)

  2. Andréa da Fonseca diz:

    Bom dia!
    Muito obrigada ,eu imaginava que era assim mesmo ,vc só veio confirma.
    Muito obrigada de coração!
    Amei!!!!
    Coitada dela vai pra panela RSRSRSSR
    Um abraço!

  3. anonimo diz:

    a pergunta é : porque matar a galinha?

  4. Ângela diz:

    A resposta é: para comer, ué.

  5. Legal, queria ver a Renata, ou ilustrações como fotos da Renata matando passo a passo, ou seja, passo a passo a galinha a cabidela, desde o abate, a panela e pronta na mesa! Mas valeu a tecnica do abate! beijão pra Renata, kd ela???

  6. Junior diz:

    Legal, gostei. Poxa, kd a Renata??? Quero ve-la!!! please!

  7. Maria Clecir diz:

    Gostaria de saber, quanto tempo tenho para proceder a retirada das víceras da galihna depois de feita a ezecução da mesma???

  8. Ângela diz:

    Maria, vou ficar te devendo essa informacao, mas meu palpite eh que seja o mais rapido possivel.

  9. Obrigada! Pela dica.agora sei como matar uma galinha!

  10. Legal este texto, aprendi direitinho kkkkkk. até testei rsrs. tentei fazer uma que vi netes site http://www.maispatos.com mas naum funcionou. Muito obrigado.

  11. juliê diz:

    obrigada angela estamos no outono quase no inverno
    isso da uma vontade de preparar um prato diferente
    sua dica foi muito boa agora é so eu manda a galinha pra panela

  12. juliê diz:

    angela amiga resolvi postar minha experiência de matar uma galinha foi muito legal ;rsrsrsrsrs comentei com uma amiga sobre minha vontade de prepara uma galinha pra comer,ela não levou a sério.tava um dia frio e de québra chovendo ,resolvemos pegar o carro e ir até a feira comprar legumes,frutas passando por uma certa barraca o que eu encotrei galinhas pedi pro feirante me separa lógo dois frango caipira liguei pra casa mandei por água pra esquenta fomos correndo pra lá chegando arrumei o banquinho tava um pouco nervosa na hora depisar na galinha tava muito frio resolvi não tirar meus sapatos que por fim até ajudou um pouco sabe mocassim aquele com cravinho na sola eu só uso deles no frio, eles ajudaran a não deixar a galinha escapar, o pessoal tudo na espectativa achando que eu ia amarelar só que niguen sabia que eu tinha lido suas dicas mandei logo as duas pra panela ficou uma delicía todo mundo adorou ja tou até pensando em prepara outra galinha,beijos……

  13. Eu aprendi muito,mas tenho do

  14. Ângela amiga,adorei suas postagens,eu como adoro cozinhar,sempre quando posso eu mando ,uma galinha caipira para panela,da um pouquinho de trabalho mas depois de pronto fica uma delicia,eu prefiro destroncar a galinha dependendo da receita,acho que faz menas sujeira,e eu não preciso ficar trocando de roupa,tirando a sapatilha,é só colocar um avental e pronto. o unico problema é que é meio dificil de achar para comprar galinha caipira nas grandes cidades,to torcendo para que chegue o inverno logo,é a época do ano que mais gosto de cozinhar,mais acho que logo logo eu vou mandar uma galinha para panela kkkkkkkkk
    num da para esperar até o inverno não é mesmo,beijos

Deixe o seu comentário

*


− 5 = três

css.php