Fazendo o melhor café

[print_link] | [email_link]

Vim passar o fim de semana em Campinas e comentei sobre a existência do blog com mamãe, que abriu um olho DESTE tamanho quando soube dele, já que ela me acha uma dona de casa não muito prestimosa. Mas como ela é a minha mãe e gosta de mim, resolveu dar uma contribuição preciosa pro estabelecimento e vai nos ensinar a passar um café!

Abaixo seguem as dicas dela para se fazer um bom café:

Dona Marta diz que café é aroma e portanto prcisa ser novo e estar guardado em lugar protegido de luz e de calor. Lembram dos potes do post anterior? Pois então, o do café é bom que seja escuro ao invés de ser um transparente e precisa ser bem vedado. O meu é de cerâmica, mas tem uma borracha pra vedar.

A água precisa ser fresca e tem de ser fervida em uma chaleira ou caneca que você só use para ferver água, senão o café pega gosto  e cheiro de outras comidas (o mesmo vale para água para fazer chá). Um minuinho antes de a água ferver precisa escaldar o bule e a xícara. Para escaldar você joga a água no bule e na xícara e deixa lá até a hora de colocar o café dentro, se o recipiente já estiver quente ele mantém melhor o calor e não esfria o conteúdo na hora em que este for despejado.

Sobre a proporção: 1 colher de sobremesa cheia para cada xícara rende um café forte e saboroso.

Quando a água começar a ferver, desligar o fogo e despejar no coador com o pó. Antes disso precisa tirar a água fervida de dentro do bule.

Não é legal coar o café com açúcar, pois tem gente que não gosta de adoçar a bebida. E, sobre fazer mais fraco, é possível deixar um bulinho com água quente para quem quiser tomar uma bebida mais fraca adicioná-la à sua xicara.

Mas, mãe, e a proporção da água?? Você não falou!

Segue a proporção da água: “Ora, quantas xícaras de café vc for fazer e mais um tanto para escaldar …”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. marta diz:

    Ora, quantas xícaras de café vc for fazer e mais um tanto para escaldar … Bem se vê que não existe aquela hstória de ter sido criada para ser dona de casa modelo1
    bj,
    mm

  2. Adriana diz:

    Ah, eu também fiquei em dúvida! Aqui precisa ser tudo explicadinho, porque algumas leitoras não são lá muito espertas.. =)

  3. Carol diz:

    A Adriana se fazendo de burra! =)

    Só vou fazer um adendo de quem toma quase 1 litro de café por dia: a qualidade do café escolhido! Faz toda a diferença…! Cafés tipo exportação obviamente são os melhores, mas se não der pro orçamento, os da Melitta são bons, 3 corações tbm! =)

    Ah, agora uma coisa que eu sempre fico em dúvida, o diacho dos micro furinhos nos coadores fazem diferença? Pq se te uma hora que eu economizo é na hora de comprar o coador! =) Nada de micro furos… o número 102 mais barato mesmo! =)

  4. Rss… Muito boa dica da sua mãe de escaldar…
    Minha mãe tbm se chama Marta 😉
    Bj!

  5. Ana Luisa diz:

    Genteeeee…fiz!
    Fiz café uma vez mas saiu mto forte!
    Dessa vez eu acho que errei a quantidade de água mas na próxima sai!
    Obrigada pelas dicas!!
    🙂

  6. Ângela diz:

    < !DOCTYPE html> …

Deixe o seu comentário

*

css.php