Bem vindos!

Print This Post Print This Post | Envie este post por email Envie este post por email

Vim de Campinas para São Paulo estudar no começo de 2004, quando passei no curso de Letras da USP e desde Agosto de 2005 moro sozinha em um apartamento de 50 metros quadrados. Desde então alternei diversas vezes entre um amor incondicional por cuidar da casa e um desprezo profundo por essas tarefas que, de tão repetitivas, por vezes se tornam chatas e relegadas a segundo plano.

Fui criada por mamãe e vovó para ser uma dona de casa modelo; aprendi a lavar louça direitinho e deixar a pia impecável, a fazer tricô, bordar ponto cruz e costurar, a arrumar a cama sem que o lençol fique com uma dobra sequer (ou com todos os efes e erres, como gosta de dizer a minha vó) e muitas outras coisas. Não que eu tenha assimilado todas elas.

Pensando nas amigas que estão indo morar sozinhas agora e me pediram algumas dicas, tive a ideia de fazer o blog; para reunir em um só lugar as minhas experiências e aprendizagens como dona de casa.

Como primeiro tópico vou deixar duas dicas simples mas que deixam a cozinha um lugar mais agradável:

1 – Como lavar a louça e deixar a pia limpa:

Meu ladinho ecológico foi muito bem desenvolvido por mamãe, que me ensinou que no Brasil a gente não precisa usar detergente para lavar a louça; o sabão em pedra dá conta do recado na maioria dos casos e aí você pode deixar o detergente apenas para aquelas louças mais engorduradas. Detergente foi desenvolvido para países da Europa como a Holanda, que tem muita cal na água (aka. água dura), o que impede uma melhor dissolução do sabão. Depois vovó me ensinou que, para louça, é melhor usar sabão de soda do que sabão de coco e hoje em dia eu uso o sabão em barra da Ypê. É ótimo, um pacote dura um tempão (economia!) e o sabão de soda também não resseca tanto a mão quanto detergente. Então, na minha pia eu sempre tenho uma buchinha (costumo comprar a scotch brite da 3M) que eu troco quando começa a ficar cortada, uma barra de sabão e um vidro (?) de detergente (também costumo comprar da Ypê, o neutro).

Primeiro eu sempre deixo a louça o mais limpa possível, tiro os restos de comida e jogo no lixo e passo um guardanapo de papel. Se eu for deixar a louça para o dia seguinte eu costumo colocar um pouco de água no prato pra comida não grudar e ficar mais fácil de lavar. Aí eu separo as coisas por grupos (ex.: pratos, talheres, copos) e ensaboo tudo e vou empilhando. Quando toda a louça estiver devidamente ensaboada eu começo a enxaguar e colocar no escorredor. Nesse momento há uma complicada engenharia envolvida: você tem que ver se dá pra ensaboar tudo de uma vez ou se precisa alternar ensaboar um pouco e enxaguar, de modo que o espaço na pia vá sendo liberado aos poucos e nenhuma louça corra o risco de ter uma trinca ou lasca. Eu sou meio neurótica, então vou colocando os pratos em ordem de tamanho decrescente e sempre com o desenho virado pro mesmo lado, mas eu acho que assim já facilita pra quando você for guardar tudo no armário.

Se tiver muita louça ou eu seco uma parte – nunca os copos!- e deixo outra no escorredor ou então eu termino de lavar a pia, coloco um pano de prato e o restante da louça em cima desse pano de prato.

Deixar a pia limpa é a última etapa e também é bem importante. Quando eu termino de lavar a louça eu lavo a pia, também com a esponjinha e sabão em barra. Como a minha pia é de metal (argh!) eu também preciso secar, por que senão ela fica toda manchada e feia. Para secar eu uso um daqueles paninhos amarelos que parecem um feltro, seca melhor que perfex. Se a sua pia for de pedra você pode usar um rodinho, que é meio feio, mas é bem prático.

2- Da importância de dois panos ao invés de um:

Mamãe me ensinou que na cozinha a gente precisa ter dois panos ao invés de um: um pano de prato e uma toalha de mão. O pano de prato todo mundo sabe como é; um tecido geralmente branco, “de saco” e que pode ser comprado até no semáforo ou que às vezes você ganha de brinde quando troca o gás ou daquela sua tia que faz biquinhos de crochê. O pano de prato tem uma textura mais de tecido de algodão, o que faz com que ele seque melhor a louça sem soltar fiapo e, pelo fato de o tecido ser fino, seca mais rápido.

Já a toalhinha de mão parece uma toalha de banho mesmo, mais felpudinha. Por ser mais grossinha ela seca melhor a mão, mas também demora mais pra secar, o que faz com que ela seja uma péssima escolha para secar a louça.

Eu gosto de ter as duas combinando, mas isso vai da neurose de cada um.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Dirce diz:

    Amei, amei, amei!!! Que bonitinha ensinando o povo a cuidar de casa! Sou dona de casa há 7 anos e nunca filosofei a respeito. Super legal, amiga! Mande mais dicas e vamos trocando figurinhas. Beijos

  2. Dirce diz:

    Acrescento que assim que me casei e não entendia lhufas de cuidar de uma casa (continuo não entendendo tão bem, admito) pesquisei e não encontrei algo com dicas, tal qual este blog. Que excelente idéia a sua! Aplaudo a iniciativa! Vou recomendar!

  3. angela diz:

    Oi, Di, obrigada! E se vc tiver alguma sugestão de tema, por favor não hesite em mandar, hein?

  4. Dirce diz:

    Pode deixar que mando, sim!

  5. Newton diz:

    As dicas são totalmente válidas. Em casa eu que cozinho (moro eu e minha esposa) e gosto de ir cozinhando e já ir lavando e ajeitando as panelas/potes que vou usando (nem todo homem faz bagunça na cozinha, tá). Quanto ao uso de 2 paninhos na cozinha, foi uma política adotada pela minha esposa, que é quem lava a louça que usamos pra jantar e realmente ajuda muito, mas confesso que às vezes pego o paninho que está mais próximo/fácil sem fazer a distinção hehe. Não dá pra ser perfeito :p

  6. angela diz:

    Obrigada pelos comentários, Newton.
    Quem lava a louça aqui em casa é o Fabio e ele aprendeu direitinho!
    E obrigada pela dica a mais pra abertura de potes, vou incluir no post.

  7. Ângela, nunca te imaginei como dona-de-casa (e esse hífen, fica? rs). Adorei!!!!

  8. angela diz:

    Que bom que você gostou! Visite sempre e dê sugestões também. =)

    E a gente precisa criar vergonha na cara e se encontrar, né?

  9. eu tenho apenas 11 anos e arrumo a casa como eu faç para lvar loça rapidão?????
    por favor me ajudemmm

  10. Ângela diz:

    Oi Juliana!
    Dê uma olhada no primeiro post, “Bem vindos”, tem várias dicas de como lavar a louça. =)

  11. Catarina diz:

    Eu e meu marido(Pablo) sempre dividimos, as vezes ele lava as vezes so eu… Aprendi mais um pouco agora Angela, obrigada! Mas meu problema é nas compras… Porque o Pablo quer fazer as compras de casa(alimentos…) e como faz 1mes de casada ainda n sei direito vc teria como me ajudar? beeeijos e tudo de bom!

  12. Ângela diz:

    Oi Catarina!
    Vou escrever um post sobre isso no fim-de-semana. Ok? =) Espero que te ajude!
    Beijos!

  13. Tainaira diz:

    muito o brigada mesmo!!! só que… eu as vezes fico com preguiça de lavar a louça, pq tem hora que tem muita, oque eu faço?

  14. Ângela diz:

    Então somos duas! =)

  15. Déborah diz:

    Eu lovo louça do mesmo modo, inclusive separando tudo e tal. Adoooorei o post! Descobri seu blog hoje e virei fã na hora!

  16. Ângela diz:

    Que bom que você gostou do blog, Déborah! Seja muito bem-vinda!

  17. Otimoooo!!

  18. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  19. ângela, que legal, nunca imaginei alguém escrevendo sobre como avra louça, pensei que só eu era meio neurótica com esse processo, eu tenho mania de fazer pré-lavagem em toda a louça, organizo tudo e lavo a pia antes antes de iniciar a lavagem… é o cúmulo, não é? sou criticada por isso… também gosto de ter o pano de prato e a toalhinha de mão… é higiênico, não acha?

  20. Ângela diz:

    oI Edna!
    Ai, é ótimo saber que não estamos sozinhas, não é?
    Eu, particularmente, prefiro lavar a pia depois da louça, mas eu tenho neurose com os pratos no escorredor; sempre do maior pro menor e com o desenho virado de cabeça pra cima.
    Beijo!

  21. Alvaro diz:

    Muito legal as dicas!!! Faz quase 1 mês que comprei meu apê e passei a morar só (morava antes com a mãe). E agora preciso fazer essas atividades, pois nem sempre tenho alguma diarista para fazer isso… ótimas dicas! Grande abraço. Álvaro

  22. Ângela diz:

    Oi, Alvaro!
    Eu sempre gosto muito de receber comentários de leitores, bacana ver que os homens também se interessam em fazer as cousas do lar! Espero poder te ajudar mais vezes.
    Beijo

  23. Marlene Teodosio diz:

    Sou nordestina, aqui a gente usa mto o sabão em barra (a gente diz)ou pedra. Gosto mto do ipe. O liquido espuma d mais nao gosto. Sabe eu tbem, lavo uma parte dai seco, guardo, volto a lavar o restante. Porq fica parecendo q nao tinha mta louca pra guardar. E assim mesmo do seu jeitinho.

Deixe o seu comentário

*


três × 5 =

css.php