Da arte de estender roupas no varal

Print This Post Print This Post | Envie este post por email Envie este post por email

Tem muita gente que reclama quando precisa passar roupa. Realmente essa não costuma ser a tarefa preferida de quem tem afazeres domésticos. Porém, o que nem todo mundo sabe é que nem toda roupa precisa ser passada. Camisetas de malha, calças jeans, blusas de tricô, roupas de viscolycra e outros tecidos sintéticos assim, geralmente não precisam ser passados. Maravilha, né?

Apesar de não ser necessário passar, esse tipo de roupa precisa ser muito bem esticado no varal para não ficar amassado e você com cara de quem dormiu, levantou e saiu de casa. Assim que a roupa sai da máquina de lavar ela precisa ser super bem esticada antes de ir para o varal, assim ela seca bem e lisinha. Como fazer isso?

Para camisetas de malha – Pegue pela parte de baixo e dê umas três sacudidas para baixo, como se você estivesse segurando umas rédeas de cavalo ou um trenó puxado por huskies siberianos, mandando eles irem para frente. Feito isso, pegue pelas lasterais e vá puxando simetricamente e com delicadeza, para não esgarçar a roupa. Por fim, pendure sempre pela parte de baixo no varal, assim a blusa não fica deformada.

Para calças jeans – Pegue uma dos lados da perna da calça (frente ou costas), e o lado equivalente na parte de cima (na cintura ou bumbum) e dê uns três puxões fortes, de modo que os vincos saiam. Repita a operação mais três vezes para que todos os lados das duas pernas fiquem igualmente desamassados. Se não desamassar 100% não tem problema, só de a calça ficar pendurada boa parte das rugas já vai saindo por conta própria. Por fim, pendure a calça pela parte de cima, para a lei da gravidade te ajudar.

Para blusas de lã, tricô e outros tipos de malha – Dê uma sacudida como a do trenó dos huskies mas seja mais gentil, pois esse tipo de roupa costuma ser mais delicado. Depois repita o processo de puxar as laterais, mantendo a delicadeza. Por fim, pendure como a camiseta.

Para roupas de viscolycra – Basta dar uma bela sacudida e umas esticadas. Se for camiseta, pendure como as camisetas de malha, se for calça, como as jeans e se for vestido, pendure pelo meio. De resto, como o vestido é bem pesado, a lei da gravidade há de ser sua amiga e te ajudar.

Para roupas de algodão – Sacuda e estique o quanto você puder, sempre com bom-senso e delicadeza para não esgarçar as roupas, principalmente nas costuras. Siga as mesmas dicas para os outros tipos de roupa e as saias pendure como calças, pela cintura (vale para as roupas de viscolycra também).  Mas essas, não importa o quanto você esticar, sempre vai precisar dar uma passadinha depois…

Quanto aos pregadores, eu prefiro os de madeira, mas isso fica a seu critério.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Jacira diz:

    gostaria de uma dica para estender macacões de bebê, pelos pés, meio…?

    Obrigada

    Jacira

Deixe o seu comentário

*


− 5 = quatro

css.php