Para lavar a roupa da minha Sinhá… Parte I

[print_link] | [email_link]

O Google Analytics me conta que o post mais acessado deste blog é o que trata das roupas penduradas no varal. Quando vi isso percebi que cometi uma gafe! Fui direto pra segunda etapa do processo, passei reto pela lavagem das ditas. Com este post pretendo me retratar.

Em 2005 realizei o sonho da máquina de lavar própria, minha primeira grande conquista doméstica. Até então eu tinha que levar minhas roupas, nisso incluía-se a roupa de cama e a de banho, para serem lavadas em Campinas aos finais-de-semana e trazê-las para SP de volta na segunda-feira. Um trabalho de Sïsifo, pois se repetia, invariavelmente, toda semana. Era isso ou lavar a roupa na mão. Quando comprei minha Consul 4Kg lavava roupa quase todo dia, com isso veio a experiência e uma meia dúzia de roupa manchada.

A primeira coisa que você tem que fazer é categorizar as roupas por cor. É uma dica meio óbvia, eu sei, mas não custa nada avisar. Afinal de contas, você não quer, ao final da lavagem, se surpreender ao descobrir que a sua camisa branca agora é rosa, cinza ou verde clara, né não? São lavadas separadas roupas brancas de coloridas e pretas. Se você for muito neurótica pode também separar as pretas das coloridas. E não custa nada fazer um teste com a sua blusa rosa nova para saber se ela solta tinta antes de enfiá-la na máquina junto com suas outras peças. Como fazer? Simples, deixe-a de molho por uma meia hora, no mínimo.

Como há muito a ser dito a respeito deste tema, vou fazer como Jack the Ripper e ir por partes para que o post não fique muito longo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Quando a Tereza, anjo do meu lar, não lavava a minha roupa, eu era mais fresca ainda, como eu tenho muita roupa rosa e muita roupa azul (principalmente pijamas, lençóis e toalhas) separo até eles, já que minha máquina tem um botãozinho para quando ela só enche até a metade.
    Se você fizer um post de como identificar roupas que fazem bolinhas e como lavar roupas à mão sem estragar o esmalte vou te amar para sempre.

  2. Ângela diz:

    O das roupas que fazem bolinhas eu posso providenciar, mas lavar na mão sem estragar o esmalte eu diria que é humanamente impossível, Mas posso me esforçar e tentar.

  3. Jacob diz:

    Eu agora moro sozinho e sei como é dificil lavar roupa… Eu comprei uma Da LG com carregamento frontal, show de bola, além de lavar bem as roupas, tem secadora que deixa as roupas bem macias, nem precisa passar depois!

  4. tamara diz:

    Vixeeeeeeeeeeeeee… minha patroa comprou uma dessas com abertura frontal.. e eu nao sei mexer kkkkkkkk to vendo se acho algo aqui na internet rs beijos

  5. Eh realmente eh a minha primeira visita ao seu site e a primeira lida foi sobre as roupas no varal…rs fiquei curiosa p saber a receita do spray magico q n encontrei..rs Um abraço

  6. Joana diz:

    Olá, andei lendo seus post e gostei bastante… e detalhe, tenho um currículo parecido com o seu, mestranda e dona de casa… rs.
    Bom, não sei se já postou algo do tipo, mas se não, pode fazer um post sobre como deixar as roupas macias?? Tô com sérios problemas ultimamente, nenhum dos amaciantes que compro eu gosto, seja por não deixar a roupa tão cheirosa, seja por não deixá-la tão macia… e ainda acho as máquinas ao centrifugarem dificultam ainda mais. Tem alguma dica?

  7. Suzana diz:

    Olá, amei ler este tópica..
    Estou me aventurando na máquina de lavar.. eu tenho uma LG que lava e seca, porém estou com sérios problemas, as minhas roupas brancas estão ficando cinzas. Eu sei que errei qdo misturei td, mas dessa vez, lavei somente as brancas e mesmo assim ficaram cinzas.
    Será que consigo tirar os cinzas dessas roupas brancas e como faço pra não ficarem mais cinzas??
    Obrigfada.

  8. Ângela diz:

    Oi, Suzana.
    Será que lavando as brancas com um tira mancha e água quente não ajuda a amenizar o problema?
    Beijo

Deixe o seu comentário

*

css.php