Pode vir quente que eu estou fervendo… ops! assando!

Print This Post Print This Post | Envie este post por email Envie este post por email

Há um tempo atrás comprei uns livros novos para engordar a biblioteca da cozinha de casa, que andava meio pobre pois contava apenas com uma edição de “A nova alegria de cozinhar” da época do casamento dos meus pais, a mesma do guaraná com rolha, e uns dois caderninhos onde eu mesma fui anotando umas receitas que aprendi pela vida. Eis que os livros chegaram pelo correio diretamente dos EUA e eu fui, toda feliz, abrir o pacote e escolher o menu da semana. A primeira receita que eu escolhi foi a de um filet de peixe com molho de mostarda que deveria ser assado a 350 Farenheit. Antes de desistir de fazer a receita abri o conversor de medidar do Mac e descobri que 325 Farenheit são, aproximadamente, 168 graus Celsius. Ufa, uma medida possível num forno de cozinha, não precisaria sair à caça de um forno de cerâmica.

Aí fiquei pensando que, felizmente, eu sei que 180 graus Celsius equivalem ao que chamamos de “forno médio” quando damos uma receita aqui no Brasil. Ao mesmo tempo me ocorreu que é meio confuso isso aqui no Brasil, pois os fornos não vêm equipados com termômetros e as temperaturas podem variar de acordo com o fabricante e a idade do forno. Então segue aqui uma visão geral do que seria a equivalência entre temperatura em graus e temperatura em cozinheirês.

Os fornos são acesos por um tipo de “dial” (alguém sabe o nome disso? ou se há um nome específico?) e têm uma marcação para indicar a sua posição e você não se perder. Ao redor do “dial” também há uma marcação, geralmente com risquinhos, para você saber qual a menor temperatura e quando o gás começa a ser liberado. Juntando as duas marquinhas é possível saber qual a temperatura do forno no momento.

Forno baixo ou brando: É quando a marcação do “dial” se encontra do meio para a última posição e é quando a intensidade do forno é menor. A temperatura em graus Celsius seria de, aproximadamente, 150 ou 160 graus.

Forno médio: É quando a marcação do “dial” se encontra bem no meio dos risquinhos da marcação de fora. Seria o equivalente entre 170 e 190 graus Celsius.

Forno quente: É quando a marcação do “dial” se encontra do meio para a primeira posição das marcações do lado de fora. Seria o equivalente a uns 200 graus Celsius.

Forno forte: É quando a marcação do “dial” se encontra na primeira posição das marcações do lado de fora. Seria o equivalente a uns 250 graus Celsius.

Por último vem o forno arrefecido, que seria algo como a posição “esquentar” ou “aquecer” da panela de arroz. É quando o forno já está desligado mas fica mantido como uma estufa.

E o mais importante de tudo, crianças, depois de usar o forno NUNCA se esqueçam de ver se vocês o desligaram. Esquecer o forno aceso é mais comum do que a gente imagina e se, por alguma infelicidade, o fogo apagar o gás continua saindo e pode causar um acidente super grave. Além do desperdício de gás, né?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Sobre Ângela

Professora, mestranda e dona de casa. Ou seja, a pessoa que, na concepção dos outros, menos trabalha no mundo.

Comentários

  1. Rubia diz:

    tenho uma dúvida: quando uma receita de um bolo diz para assar o bolo em temperatura média, qual seria esta temperatura média?
    Meu forno tem temperatura mínima de 220ºC. O que eu faço?Qual é a minha temperatura mais adequada para assar este bolo?

  2. Ângela diz:

    Oi, Rubia!
    Engraçado a temperatura mínima do seu forno ser 220 graus, a maioria gira em torno de 180. Eu diria que temperatura média seja próxima de 250 – 220 graus.

  3. Vinci Dragone diz:

    O meu fogão também mostra o minimo de 210 graus e o máximo de 290 graus.
    Quando vou fazer uma receita fico muito em duvida se aquela marcação é mesmo verdadeira…
    Quando eu preparo alguma coisa que peça para assar em 180 graus deixo entre o minimo e o médio pois não confio naquela marcação.

  4. Ramon diz:

    Existe no mercado hoje um termometro que se coloca dentro do forno, que torna com precisão o ajuste da temperatura

  5. Entao , a temperatura do meu forno vai de 200 a 290 graus , entao quer dizer que nao posso fazer bolos ja que a maioria das receitas de bolos diz pra assar em 180 graus ? Nao acho que temos que comprar nada para checar a temperatura do nosso forno , isso e responsabilidade do fabricante como tbm colocar no mercado temepraturas de fornos consideradas padrao . Onde oter mais informacoes para solucionar nosso problema ?

  6. Bem, temos um meio de descobrir ad temp. : dividindo do numero 5 ao numero 1 vc terá a metade e concequentemente terá aí a temperatura média e assim sucessivamente fazendo as divisões vamos achar a temp. Que queremos. Espero ter ajudado.

Deixe o seu comentário

*


três + = 5

css.php